Parque Estadual da Serra do Mar

    O Parque Estadual da Serra do Mar foi criado em 1977 com uma área de 309.000 hectares. Estende-se ao longo da Serra do Mar desde o município de Cunha, a nordeste, até o de Pedro de Toledo, a sudeste do Estado de São Paulo.

Foto: Alvaro Xavier

Foto: Alvaro Xavier

Localiza-se, mais precisamente, em Cunha nos bairros do Palmital, Paraibuna, Guaricanga, Caçador Novo e Fruta Branca. É uma área com restrições de uso impostas pela legislação ambiental.
A Mata Atlântica ocupava antes da chegada do colonizador europeu à América 1.000.000 Km², 12 % do território brasileiro estendendo-se pelo litoral desde o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul e penetrando continente adentro, em alguns casos, até centenas de quilômetros.
Atualmente, após quinhentos anos de extração desenfreada de seus recursos naturais, a Mata Atlântica encontra-se reduzida à apenas 8% do que fora outrora. Muitas espécies desapareceram sem que ao menos fossem conhecidas e estudadas pela ciência.

    O grande número de cachoeiras, algumas ainda inexploradas, são um sinal da fartura de água, que faz de Cunha uma região de mananciais. Suas terras abrigam o berço dos rios Paraitinga e Paraibuna, que formam, quilômetros adiante, o lendário rio Paraíba do Sul, que deságua no litoral fluminense.
O Parque Estadual Serra do Mar, preserva importantes áreas remanescentes da Mata Atlântica com árvores de grande porte como cedro, peroba maçaranduba, canela, ipê, grumixama, guatambu, onde se alojam as bromélias, orquídeas, samambaias, liquens e lianas.
É habitat natural da capivara, anta, paca, onça, quati, jaguatirica, sagüi, bugio, gaviões e papagaios, jacu, jacutinga e araponga, entre outras espécies.

Foto: Escola João Mendes

Foto: Escola João Mendes

Foto: Escola João Mendes

Foto: Escola João Mendes

Foto: Escola João Mendes

Foto: Escola João Mendes

Programação de Uso Público
O Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Cunha está aberto diariamente à visitação pública das 08:00 às 17:00 horas inclusive aos sábados, domingos e feriados.
O visitante tem à disposição área de lazer, cachoeiras, centro de visitantes, apresentação audiovisual da Unidade de Conservação e trilhas que percorrem trechos de Mata Atlântica.

Foto: Wikimedia

Foto: Wikimedia

Foto: AMDRO

Foto: AMDRO

Foto: Viagens Pelo Brasil

Foto: Viagens Pelo Brasil

Apresentação de audiovisual da Unidade de Conservação
Sábados, domingos e feriados: 10:00 e 15:00h – Outros dias da semana: mediante agendamento

Como agendar sua visita
Todo agendamento deve ser feito no escritório urbano do Parque, de segunda a sexta feira no horário comercial.
Endereço: Praça São Paulo, 101 – Centro – Cunha/SP
Telefones: (12) 3111-1818 ou (12) 3111-2353

Acesso ao Parque
Rodovia Cunha-Paraty, km 56,5. Daí são mais 20 km de estrada de terra até a portaria do Parque.

Fonte: http://www.portaldecunha.com.br/cunha/serramarcunha.html

Leave a Comment

%d blogueiros gostam disto: