Fogo consome área de 1.400 campos de futebol na Serra da Bocaina

Bombeiros dizem que só é possível combater o incêndio de helicóptero.
Preocupação é que fogo chegue a área de conservação de Mata Atlântica.

Bombeiros e voluntários estão combatendo um incêndio que se aproxima de uma área de preservação de Mata Atlântica, no interior de São Paulo.

Há quatro dias o fogo consome uma área da cidade de Bananal, que fica na Serra da Bocaina, na divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Cerca de mil hectares, o equivalente a 1.400 campos de futebol, já queimaram

“A fauna já está fugindo da área de queimada. Já foram identificados alguns mamíferos ao longo da SP-247”, disse Geraldo de Carvalho Neto, da Fundação Florestal.

O combate ao incêndio é feito dia e noite por cerca de 30 voluntários.

“São pessoas que estão empenhadas, a Amovale, associação dos moradores que foi criada. A gente tem tentado, mas a gente precisa de ajuda”, diz uma moradora da região

Os bombeiros dizem que, por causa da extensão da área e de difícil acesso, só é possível atuar do alto, de helicóptero. A preocupação agora é que o fogo chegue a uma unidade de conservação de Mata Atlântica.

“Nós estamos utilizando todos os meios disponíveis, no caso, onde é inacessível, aeronaves estão trabalhando intensamente”, explica o capitão Paulo Reis, do Corpo de Bombeiros.

Na tarde desta sexta-feira (22), um helicóptero da Polícia Militar levou reforço para o trabalho dos brigadistas. A água foi retirada de um lago e jogada sobre a queimada.

Mesmo assim, ventos fortes levaram o fogo para perto das casas. Os moradores fizeram um mutirão para apagar as chamas. Um susto bem grande para quem mora na área.

“É desesperador, é uma tristeza indescritível”, afirma outra moradora.

“A preocupação é que está muito perto das casas, fora os animais, fauna, flora, mata primitiva, mata de regeneração que foi replantio que a gente botou e que está sendo tudo queimado. Uma tristeza”, diz outra moradora.

Fonte: http://g1.globo.com/

Leave a Comment

%d blogueiros gostam disto: