Manutenção de veículos: 5 cuidados antes de pegar a estrada nas férias

Que começo de ano e férias combinam, ninguém tem dúvidas. Planejar viagens com antecedência, programar e escolher os melhores destinos, é muito importante para que depois você possa viajar e aproveitar esse tempo afastado das obrigações do dia a dia para iniciar o ano com tudo, além de dar aquela disposição para aguentar o restante do ano é extremamente necessário para algumas pessoas.

Uns optam por avião, outros optam por ônibus e outros querem mesmo desbravar as estradas com o carro. Mas, para isso, são necessários alguns cuidados com a manutenção do veículo, afinal, os trajetos podem ser longos, demorados e, caso o automóvel não esteja em condições ideias, problemas sérios podem ocorrer.

A viagem de carro pode ser realmente marcante. Se você quiser fazer uma viagem de carro pelo Brasil. Mas, tão importante quanto decidir um destino é garantir que a manutenção do veículo esteja em dia.

De nada adianta pensar só na parte divertida se a parte que te levará até a diversão der problemas. Pensando nisso, reunimos alguns cuidados importantes antes de pegar a estrada nas férias. Pegue um papel e uma caneta e faça o famoso check-list para conferir se tudo está, realmente, em ordem com o seu carro. E isso vai dos itens mais básicos até os itens de segurança, imprescindíveis para garantir uma viagem mais tranquila. Afinal, quem deixa de investir na manutenção de veículos acaba pagando mais caro depois.

E não se esqueça do seguro de carro. Durante o trajeto da viagem, muitos imprevistos como batidas, pneus furados e problemas mecânicos podem acontecer. O seguro pode auxiliar nesses momentos, desde a proteção contra acidentes até um guincho ou assistência 24 horas…

Manutenção de veículos antes de viajar é muito importante!

Sair sem ao menos fazer a verificação do óleo é um erro para qualquer motorista. O carro é uma máquina e precisa de manutenções frequentes e constantes para que não dê problemas. Apostar na sorte, ainda mais num período que estamos imaginando nos divertir e relaxar, não é o melhor caminho.

Fazer essa conscientização é de suma importância para todos os motoristas, pois um detalhe pode até salvar vidas. Imagina esse cenário: sair com o carro sem fazer a verificação dos freios. E se der um problema? Como essa é uma das partes mais importantes do carro, acidentes podem acontecer. Não deixe de lado a manutenção de veículos – especialmente aquelas recomendadas pela fábrica.

Cheque o óleo do motor

Tão simples e tão importante, a verificação do óleo do motor ajuda a prevenir diversos problemas. Evitar problemas com a lubrificação do motor ajuda na economia de milhares de reais. Se um motor não está sendo bem lubrificado, ele pode até fundir e, aí sim, gerar graves problemas.

Sempre que for fazer a verificação do óleo, faça quando o carro com o motor frio.

Caso esteja abaixo do nível indicado, faça a troca imediatamente antes de seguir viagem e verifique se não há vazamentos. Se a cor do óleo estiver preta e gelatinosa, é outro indício que a troca é necessária.

Água do radiador

Sabe aqueles problemas com o carro que fazem uma fumaceira gigantesca sair pelo capô? Então, isso é o carro fervendo devido a falta de água no radiador ou do líquido de arrefecimento. O radiador mantém o motor frio, por isso a água é tão importante.

Antes de fazer a checagem, garanta que o carro não foi desligado recentemente, pois a tampa estará bem quente e o líquido pressurizado, o que pode causar queimaduras graves. Caso esteja quente, espere o carro esfriar um pouco para dar sequência na análise de mais uma manutenção importante para o veículo.

Pneus

Vai viajar? Cheque os pneus! Não importa a circunstância, se for uma viagem curta ou uma longa, os pneus são essenciais para que o carro passe segurança para o motorista. E a verificação envolve diversos pontos importantes como: calibragem, estado de conservação, se está careca ou não, tempo de vida que ele está rodando…

Essas pequenas manutenções devem ser feitas antes de pegar a estrada. Analisar o estado do pneu é importante, como as ranhuras e se ainda está em bom estado. Isso evita derrapagens em estradas e rodovias e também a tão temida aquaplanagem.

Luzes

Para viagens noturnas, principalmente, fazer a verificação das luzes é muito importante. Verifique todas as lâmpadas, como os faróis, lanternas, luzes de freio, luz de ré e setas. Isso garante mais segurança durante o trajeto, além do fato de que, se você for pego com alguma lâmpada queimada, será passível de multa. Desde o início de novembro de 2016, as multas sofreram um reajuste e ficaram mais caras. Fique atento aos novos valores.

Caso alguma lâmpada esteja queimada, você pode aprender acessando aqui. É bem simples e não leva mais do que 5 minutos, além de ser bem barato. Você pode adquiri-las em lojas de peças automotivas

Ferramentas

Antes de sair com o carro para a sua viagem, verifique se todas as ferramentas do veículo estão em ordem, principalmente em casos de necessidades durante a rota. E se um pneu furar? Você vai ter um macaco e uma chave de roda?  E se o carro der pane? Vai ter um triângulo para fazer a sinalização? O extintor está dentro do prazo de validade? Você anda com uma garrafa de água caso a água do radiador esvazie? Outras pequenas ferramentas também podem ajudar em caso de necessidades, como chaves de fenda, alicates, martelos e etc. Tudo isso precisa ser conferido, pois nunca se sabe quando será necessário.

Esses são os pontos importantes para fazer a verificação do veículo antes de ir viajar. As férias precisam ser curtidas com tranquilidade e sem pensar muito em transtornos que o carro pode causar. Além de fazer todas essas verificações e a manutenção de veículos, garantir que o seu carro esteja segurado é essencial para viajar com tranquilidade.

Fonte: https://www.minutoseguros.com.br/

Leave a Comment

Translate »
%d blogueiros gostam disto: