Por que viajar faz bem para a sua saúde física e mental

A rotina, obrigações e contas pra pagar acabam tornando a nossa vida um labirinto que percorremos mecanicamente, sem perceber as consequências que isso traz para o nosso corpo e mente. Quando saímos desse “piloto automático”, é como se recebêssemos uma injeção motivadora para buscar mais prazer e propósito nos nossos dias.

Matéria publicada pelo site bidu.com.br

Por isso, viajar é como um santo remédio capaz de fazer milagres por nós. Abaixo, listamos algumas razões pelas quais você deve encarar suas viagens não como um gasto, mas como um investimento certeiro e necessário para manter o equilíbrio.

Fugindo da depressão

Conhecer lugares novos, paisagens diferentes e pessoas fora do seu circuito rotineiro pode estimular seu cérebro de forma efetiva contra a depressão. Isso ocorre porque novos estímulos abrem novas possibilidades no viajante, que passa a enxergar as coisas com um entusiasmo inexistente em sua rotina.

Inclusive, viajar sozinho pode ser algo bastante positivo se você estiver passando por dificuldades.

Fazendo novos amigos

Quando conhecemos novas pessoas, conhecemos também novos universos. E é aí que nossa visão de mundo se amplia, dando espaço para novas ideias e pontos de vista.

Caminhando por terrenos desconhecidos

Muitas viagens exigem uma disposição física um pouco maior. É nessa hora que você pode praticar uma boa caminhada e ter o pontapé inicial que você precisava para ter uma vida mais ativa e saudável. E você ainda pode viajar para praticar esportes radicais.

Aprendendo novas línguas

Viajar para outros países te dá a possibilidade de imersão em uma nova cultura. Você será praticamente obrigado a aprender novas palavras e expressões, além de ser uma oportunidade de praticar aquela língua que você estuda já há algum tempo. Mentalmente, este é um exercício de elasticidade cognitiva e ajuda muito a melhorar a capacidade de raciocínio.

Estreitando laços

Se vai viajar com a família, esta será uma grande oportunidade de estar mais próximo fisicamente e psicologicamente de quem você ama. Estudos indicam que estar perto de pessoas amadas aumenta a imunidade!

Desconectando

Em uma era tão digital, ficar sem celular pode parecer uma loucura, mas é um santo remédio para quem vive estressado e dizendo que nunca tem tempo pra nada. Quando nos desconectamos da internet, temos a oportunidade de nos conectarmos novamente com nosso interior. Ganhamos a chance de ouvir nosso próprio silêncio e de contemplar a natureza. Nestes períodos de calmaria, muitos insights podem vir a sua cabeça. Repostas para questões insolúveis, soluções criativas para problemas, ideias de novos projetos, etc. Experimente!

Cuidando do coração

Um estudo americano acompanhou profissionais mulheres por 20 anos e constatou algo bastante preocupante. Executivas que não costumavam tirar férias têm mais chances de desenvolver problemas cardíacos. Já outro estudo, feito com homens, mostrou que a falta de férias aumenta o risco de doenças coronárias. Então, pense duas vezes na hora de querer vender suas férias ou adiar aquela viagem por conta de trabalho!

Planejando e organizando

Viajar exige organização e planejamento. Pra quem não é habituado a lidar muito bem com essas duas coisas, esta é uma oportunidade de ouro para colocar em prática seu senso de disciplina e praticidade. O que vale pra vida toda!

E aí, se convenceu de que viajar é uma boa ideia? Então é hora de planejar a viagem, escolher a hospedagem, comprar a passagem aérea e embarcar! Não esqueça de contratar um seguro viagem: assim, você desfruta de todos esses benefícios com mais tranquilidade. Com coberturas, por exemplo, para extravio de bagagem e despesas médicas você aproveita a viagem com menos preocupação.

Fonte: https://www.bidu.com.br/blog/viajar-faz-bem/

Leave a Comment

Translate »
%d blogueiros gostam disto: