Vale Histórico: Um novo momento para a região.

A região do Vale Histórico, encravada entre as serras da Bocaina e da Mantiqueira, que guarda boa parte da história do Brasil, com muita influência do tropeirismo, inúmeras fazendas do ciclo do café preservadas, gastronomia típica, movimentos culturais riquíssimos, cidades bucólicas e cenográficas, natureza de tirar o fôlego, com uma infinidade de trilhas, picos e cachoeiras e um grande número de serviços já estruturados, enfim vem encontrando o caminho para desenvolver um turismo responsável e sustentável.

Cerca de 60 empresários do Vale Histórico se reuniram na segunda-feira (01/07), na linda Fazenda Santa Vitória em Queluz, para darem sequência ao projeto de desenvolvimento proposto pela Arcco – Vale Histórico.
A Associação vem crescendo nos últimos meses e hoje já conta com mais de 50 associados. Nos próximos dias outros empreendimentos também já estarão cadastrados e esse número vai crescer ainda mais.
A base de toda a proposta é o trabalho em rede, a aproximação entre os empresários, o incentivo às parcerias, a troca de informações, o envolvimento da comunidade e a criação de rotas e roteiros.
Já estão programados ainda para 2019 um fórum de turismo, confecção de folheteria, contratação de assessorias de marketing e imprensa, palestras, consultorias, organização de um calendário de eventos e várias outras ações, que serão consolidadas com a estruturação do projeto, através do planejamento estratégico proposto na reunião e em parceria com o Sebrae, que será realizado nos dias 23 e 24 de julho. Representantes de todos os municípios da região se disponibilizaram a participar.
A aproximação da Arcco com outras instituições e circuitos regionais também foi comentada. Alguns associados representaram a associação em eventos de turismo em Lorena, São José do Barreiro, Angra dos Reis e Guaratinguetá nos últimos dias.
Para finalizar, a gestora da Fazenda Santa Vitória, Fábia Raquel, palestrou sobre o tema “Estratégia digital” e evidenciou a importância de um trabalho estruturado envolvendo um bom site, mídias sociais e outros canais. Esse assunto estará presente em todos os encontros Arcco.
Todos os presentes puderam conhecer as instalações da Fazenda Santa Vitória e um almoço no jardim encerrou os trabalhos. Muitas trocas de contatos, apresentações, novas parcerias e boas conversas deixaram ainda mais evidente a importância desse novo momento do Vale Histórico.

 

Deixe uma resposta