Serra da Bocaina recebe título de Patrimônio Mundial da Unesco

As belezas naturais e culturais da Serra da Bocaina, Paraty (RJ) e Angra dos Reis (RJ) que estavam concorrendo ao título de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Entre as unidades de conservação estão a Serra da Bocaina, que inclui na região Cunha, São José do Barreiro, Areias, Ubatuba, além de Angra dos Reis, Paraty e o centro histórico da cidade.

A decisão foi anunciada às 09h27, horário de Brasília, pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), durante reunião em Baku, no Azerbaijão

Além dos recursos naturais – que abrangem montanhas e praias – a proposta enaltece a cultura, com as comunidades quilombolas, indígenas e caiçaras que vivem na região. O título considera tanto a biodiversidade quanto a cultura local, que inclui, entre os pontos, o artesanato e a língua dos povos tradicionais da região.

O reconhecimento contribuirá para a proteção e a valorização da região. “Uma das coisas que muda com o título é que o que já está tombado, ganha reforço mundial para ser mantido e se livrar de pressões externas. Além de preservar as comunidades tradicionais. Além disso, a área pode ficar ainda mais turística e receber ainda mais reconhecimento e benefícios”, afirmou o chefe do Parque Nacional da Bocaina, Mário Fortini.

Com um importante acervo arquitetônico e ricas paisagens com belezas naturais o Vale histórico tem atrativos para todos os gostos, conheça algumas dessas opções aqui no nosso site.

Foto: Ricardo Rollo

Fonte: g1.com

Deixe uma resposta