Cidades

Percorrer o Roteiro Caminhos da Bocaina e visitar as cidades históricas do Vale Histórico é conhecer as nossas antigas fazendas, artesanato, gastronomia de influência indígena, africana, e ibérica, cachoeiras, bosques e rica fauna e flora do sistema Mata Atlântica.

Festas populares e religiosas, folclore, pracinhas e contadores de “causos”, edifícios históricos, museus, bibliotecas, chafarizes e tudo isto caminhando por ruas tranquilas, um exercício de paz e riqueza cultural.

Caminhos da Bocaina motiva estas visitas pois os turistas estarão seguindo a trilha da independência, encontrando marcas da passagem de D. Pedro na saga da Independência do Brasil. Seguir da trilha é amar o nosso País, seu povo e a história.

Nossos monumentos, nossa gente, heroicos e anônimos tropeiros, noites estreladas, artistas e músicos farão as festas e os sabores. Venham todos, braços abertos os esperam.

Arapeí – História e Natureza juntas!

Arapeí, teve sua origem ainda na época das Capitanias Hereditárias, o povoado teve seu apogeu durante o ciclo cafeeiro, época na qual teve participação relevante na região.
 Leia mais…

Conheça:
Restaurante da Dona Licéia

Areias – Aqui, uma história viva!

A Cidade de Areias está localizada no Estado de São Paulo, no antigo traçado da Rodovia Rio-São Paulo, no Vale do Paraíba – Vale Histórico, sendo a Primeira a cultivar o café na região, alcançando grande destaque no mercado cafeeiro nacional.
Leia mais…

Conheça:
Fazenda Vargem Grande
Pousada da Fazenda Sítio Velho

Bananal – Terra das águas claras!

Há quem diga que Bananal é a “capital das Cidades Mortas”, mas a cidade é muito mais do que isso. No passado, foi a principal via de escoamento das Minas Gerais para o porto de Parati (RJ). Durante o ciclo cafeeiro, Bananal experimentou o esplendor de ser uma das cidades mais ricas do Brasil.
Leia mais…

Conheça:
Fazenda dos Coqueiros

Cunha – Estância climática!

Última parada dos tropeiros que percorriam a Estrada Real antes de chegar ao porto de Parati, Cunha é uma região de muitos encantos. Estação climática situada a 45 km de Parati e à mesma distância de Guaratinguetá, em meio à Serra do Mar e da Bocaina, é o município que conserva a maior reserva de Mata Atlântica do país.
Leia mais…

Conheça:
dO Gnomo Restaurante & Petiscos
Pousada Cheiro da Terra

Paraty – Patrimônio Nacional!

Paraty é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localizado no litoral sul do estado, dista 258 quilômetros da capital, a cidade do Rio de Janeiro. Por estar localizada quase ao nível do mar, a cidade foi projetada levando em conta o fluxo das marés. Como resultado, muitas de suas ruas são periodicamente inundadas pela maré.
Leia mais…

Queluz – Um pedacinho do céu!

Queluz teve sua origem interligada ao papel de Lorena, no povoamento da região. Nasce a partir de um aldeamento de índios Puris (o mais recente da região). Em 1842, torna-se vila e em 1876, cidade.
Leia mais…

Conheça:
Pousada e Restaurante Águas da Marambaia

São José do Barreiro – Encanto, simplicidade e história!

Localizada aos pés da Serra da Bocaina, a pequena cidade de São José do Barreiro, a mais nova Estância Turística do Estado de São Paulo, encanta com sua graça e a tranqüilidade de um local abençoado pela natureza.
Leia mais…

Conheça:
Fazenda da Barra
Fazenda São Francisco
Rancho Restaurante
Sítio São José
Terra Linda Atelier

Silveiras – Portal do Vale Histórico!

Com a vinda de artesãos que chegaram a Silveiras no final dos anos 70, teve início um processo de produção de artesanato junto à população local, que com o passar do tempo trouxe uma nova imagem para a pequena cidade, conhecida hoje como Portal do Vale Histórico.
Leia mais…

Conheça:
Entre no Paraíso Atelier e Café
Pousada Estrada Real

Deixe uma resposta